Bom dia!

Esse problema é lindo. O que me surpeende é que tem uma infinidade de
classes de triângulos semelhantes e em todas os lados estão em PA.

A chave da solução está na dica do Carlos, do uso da lei dos senos no
triângulo OAH.

Mas a solução da segunda parte, pelo valor dos lados é um pouco pesada.

Se rebater D em relação a AB e obter P1 e rebater D em relação a AC e obter
P2.

P1, P2, E e F serão colineares  e o comprimento P1P2 será o perímetro do
triângulo órtico.
P1P2 = 2 . AD . senA = 2p' (pelo triângulo isósceles P1P2A de ângulo P1AP2
medindo 2A.

O triângulo BDF é semelhante ao ABC, então DF = b. cosB = AD . cosB / senA.

2p'/DF = 2 senA . senC/cosB (i)

cosB = 2cosACos C e cosB = -cos(180-B) ==> 2cosA.cosB = - cosA.cosB +
senAsenB ==> senAsenB = 3/2 . cosB.

Utilizando em (i) fica que 2p'/DF = 3 ==> os lados estão em PA.

Mas sem a dica teria ficado no caminho.

Sds,
PJMS.