Olá, O melhor para este problema é utlizar  o que o grande mestre Morgado
falava : devemos inicialmente eliminar as dificuldades.

Considerando uma matriz 3x3 , temos que os quadradinhos a12, a21, a23 e a32
não poderão ter todas as cores diferentes.

Comece fazendo a análise com  duas cores iguais, três cores iguais e depois
quatro cores iguais para essas posições.

A análise ficará menos trabalhosa .

Farei as contas e depois eu posto o resultado.

Roy