Sauda,c~oes,

Obrigado ao Carlos Gomes. Após o envio da mensagem
fui ao site da RPM e fiz uma busca por Morgado e coordenadas
e encontrei o artigo. Reflexo que já deveria ter adquirido.

A fórmula acabou não sendo útil e fiz os cálculos naturais de
retas perpendiculares e interseção de duas delas. Encontrei
H=(-1/t, -t) com t = x_A x_B x_C . Não deu muito trabalho.

> [AT]
> Basicamente, este resultado diz que se três pontos estão em uma
> hipérbole então seu ortocentro também estará.
Isso. Hipérbole equilátera.

Essa parte acabou. E a recíproca ? Segue texto abaixo

====
Et pour poursuivre l'exercice, la question du dimanche soir : la réciproque
était-elle correcte ?
Si l'orthocentre d'un triangle dont les trois sommets se trouvent sur une
hyperbole se trouve
aussi sur cette hyperbole, celle-ci est-elle équilatère ?
====
Se os 4 pontos considerados encontram-se numa mesma hipérbole, a hipérbole é
equilátera ?
Questão mais interessante e talvez mais difícil.

http://www.les-mathematiques.net/phorum/read.php?8,415494,415503

Luís