Em Ter, 27 de mar de 2018 13:50, Claudio Buffara <claudio.buff...@gmail.com>
escreveu:

> Os problemas 1, 3 e 4 me parecem ser consequências da "rigidez" que a
> diferenciabilidade complexa impõe às funções analíticas e que, pra mim,
> está longe de ser algo intuitivo.
>
> Por exemplo, no problema 1, se g(z) = exp(z), então a conclusão decorre do
> teorema de Liouville.
> No caso geral, temos que lidar com os zeros de g e Liouville não se aplica
> (pelo menos não diretamente).
> No entanto, se g(z) = 0, então f(z) = 0 pela desigualdade |f(z)| <= |g(z)|.
> Será que essa desigualdade garante que os zeros de g(z) são singularidades
> [...]

Garante sjm, porque f/g é limitada (por 1) perto dos zeros de g. E isto
garante que os zeros sejam singularidades removíveis

> [...]
> raízes no interior de D(0,1).
> Tomemos f(w) = 2w - 0,5  e  g(w) = w^(n+1) - 0,5.
> Então:
> f(w) tem uma única raiz (igual a 0,25) no interior de D(0,1);
> f(w) + g(w) = w^(n+1) + 2w - 1;
> para |w| = 1,
> raiz (n+1)-ésima de -1,
> Como 1 não é uma raiz (n+1)-ésima de -1, teremos sempre a desigualdade
> estrita |g(w)| < |f(w)| para |w| = 1.
> Assim, as condições do teorema de Rouché são satisfeitas e, portanto,
> w^(n+1) + 2w - 1 tem o mesmo número de raízes (a saber, 1) que 2w - 0,5 no

OK!

E para determinar a integral em função do único zero em fora de D(0,1),
podemos invocar o teorema das raízes interiores e exteriores. Como edta
raiz é simples, o resíduo de 1/p nela é 1/p'(r)

Artur