Acredito.

Por isso acho que a matemática está sendo ensinada de forma errada - conteúdo
errado e metodologia errada. E acho que o problema começa no Ensino
Fundamental, com alunos de 6, 7 ou 8 anos, cujos professores não têm preparo
adequado pra ensinar matemática (basta ver o currículo dos cursos de pedagogia,
que é de onde saem os professores e professoras do 1o ao 5o ano).

O resultado: milhares de alunos que não dominam a matemática básica (na qual
enquadro os 3 problemas que você mencionou, que envolvem conceitos que fazem
parte do currículo atual do Ensino Fundamental).

O que falta ‘a maioria dos alunos de EM e até aos bons engenheiros que não
conseguem resolvê-los não é conhecimento ou inteligência, mas sim a habilidade
de raciocinar matematicamente, habilidade esta que deveria ser adquirida e
exercitada na escola, mas claramente não é.

Enviado do meu iPhone