Boa tarde!
Esdras,
Boa sacada!
(b^2+1)^2=b^4+2b^2+1=b^4+(3^k)^2.
Depois ternos pitagóricos sem restrição de primitivo.
Aí subtraindo a primeira da segunda ou somando dão quadrados perfeitos em p
e q. Basta igualar a1 ou então tira a raiz e iguala u^2 - v^2. Sai que
p-q=1.
Aí fica fácil.
Parabéns!
Falta achar uma lei de geração para outras soluções ou uma restrição
(acredito mais nessa) para a e b ímpares.
Saudações,
PJMS