Otima explicacao!
Obrigado, Ralph!

PS: e sim, a provocacao foi pra voce mesmo!
:)

[]'s
Rogerio Ponce

On Wed, Jun 22, 2022 at 1:00 PM Ralph Costa Teixeira <ralp...@gmail.com> wrote:

> [...]
> probabilidade de ter petróleo nesse poço", ou "tem z% de chance de eu ter
> COVID"... Se você tem uma reação negativa a essas frases, lembre o que elas
> realmente significam (na segunda interpretação): claro que ou o cara cometeu
> o crime ou não, não faz sentido dizer que ele cometeu o crime x% das vezes em
> que fizermos um experimento de ele cometer o crime... mas o que aquilo
> significa é "com a informação que eu tenho, numa escala de 0 a 1, eu tenho
> x/100 de certeza que fulano cometeu o crime". E "certeza baseada em informaç�!
 �es" é sim quantificável -- e satisfaz exatamente as leis das probabilidades
com as quais concordamos. "Subjetivo" não significa "posso falar qualquer
coisa", significa apenas que a conta pode variar de pessoa para pessoa... mas,
de novo, SE ESSAS PESSOAS TIVEREM INFORMAÇÕES DIFERENTES sobre o evento.