Boa noite pessoal,

Minha empresa está migrando bastante coisa pra cloud então tenho um pouco de
experiência e queria até rebater alguns pontos que o nosso amigo e guru Chiappa
citou.

"o valor de licenciamento do Enterprise Edition em cloud em princípio
oficialmente é muito próximo do stand-alone, MAS como a cloud é algo novo e que
a Oracle tem grande interesse em ganhar mercado (em especial se for o serviço
de cloud dela)"

O valor do licenciamento em cloud e muito mais baixo que o stand alone e se
você licenciar em cloud o Enterprise, vai de GRAÇA PRATICAMENTE TODAS AS
FEATURES GRATUITAMENTE, ou seja, features como partitioning, advanced security,
etc vão no pacote.

Que eu saiba é praticamente impossível ser legalizado em algum ambiente cloud
que não seja Oracle ou aws rds. O primeiro nem preciso citar, o segundo por
conta do rds. Lembrando que a Oracle não licencia ambientes virtuais que não
esteja utilizando Oracle vm, ou seja, terá que licenciar o host físico inteiro.

Com relação ao link, eu concordo, mas isso já ocorre hoje em dia em filiais que
estão cidades diferentes da matriz. Vi no guob que a Oracle vai disponibilizar
por uma quantia módica, links de alta performance para poder levar os dados
para cloud.

No Oracle cloud você recebe root nas máquinas, para mim foi o grande
diferencial em cima da aws. Com relação a backup a Oracle já disponibiliza a
grande maioria, basta fazer os testes como fazemos em qualquer ambiente .
Abs

 Att,
Nelson Cartaxo

  • [ora... 'Ednilson Silva' ednilson.si...@jbs.com.br [oracle_br]