Blz ? Então, como eu disse eu não tive que mexer com isso/fazer cotações nem
nada recentemente, mas até onde sei, ao contrário do preço do licenciamento
não-cloud (exposto em
http://www.oracle.com/us/corporate/pricing/technology-price-list-070617.pdf)
que tem seu preço fixo e acabou, o Licenciamento em cloud (cfrme o cloud
investment guide em
http://www.oracle.com/us/corporate/pricing/eploext-070596.pdf) a esmagadora
maioria é tudo sob consulta : então repito, pra mim o Licenciamento em cloud
ESTÁ mais barato (por questão de posicionamento comercial/vontade da Oracle), e
não que seja obrigatória e PERMANENTEMENTE MAIS BARATO, ok ? Fica o AVISO para
eventuais interessados...
 Então sim,  hoje além de pagar menos e receber umas Options e coisitas mais de
brinde, o que Pode ser um bom negócio se os pré-reqs pra atuar na cloud tão ok,
mas que o interessado FIQUE ESPERTO, isso pode mudar a qquer momento : o fato
de ser tudo "sob consulta", sem metas fechadas por escrito, permite coisas como
as altamente polêmicas alterações de Licença em clod havidas em Janeiro/2017
cfrme registrado em
https://oracle-base.com/blog/2017/01/28/oracles-cloud-licensing-change-be-warned/
 ... caveat emptor , total...

 Sobre outros provedores de cloud sorry, mas não sei de onde vc tirou que é
"quase impossível" :
http://www.oracle.com/us/corporate/pricing/cloud-licensing-070579.pdf mesmo já
explicita as políticas pro AZURE e pro EC2, além do sempre citado e conhecido
RDS...   OBVIAMENTE, repito que (dado o reposicionamento de mercado que a
Oracle demonstra em cada ação) as condições pro serviço de cloud dela mesma são
MUITO MELHORES que as dos outros, mas 'impossível' de fazer não é não....

 Sobre BACKUPs e procedimentos administrativos do tipo, realmente a Oracle
disponibiliza, mas vc CONFIA que eles vão estar sim necessariamente sendo
feitos com as suas diretivas de segurança por exemplo ? É como eu disse, no
instante em que vc vai pra Cloud vc TEM que confiar que as suas exigências de
segurança, confidencialidade e manutenção dos dados vão ser seguidas, o que
inclui desde acesso mínimo aos dados, controle de senhas administrativas até
encriptação de backups ...

  • [ora... 'Ednilson Silva' ednilson.si...@jbs.com.br [oracle_br]
    • ... jlchia...@yahoo.com.br [oracle_br]
    • ... Fabricio Pedroso Jorge fpjb...@gmail.com [oracle_br]