Fernando,
    Acho que uma nasofibrofaringoscopia poderia avaliar melhor esse paciente.
Lembre-se que a hipertrofia amigdaliana, observada à orofaringoscopia, é muito subjetiva, o cresimento da amígdala(limite) ´não deve causar obstrução. O espaço entre as amígdalas deve permitir bom fluxo de ar. AH não se esqueça também de pesquisar Rinopatia Alérgica.
    Até mais...
    Maruska (Pouso Alegre/MG)
----- Original Message -----
Sent: Wednesday, October 25, 2000 7:45 PM
Subject: [otorri.] Respirador bucal

Sou acadêmico de medicina e pretendo fazer ORL. uma amiga fonoaudióloga recém-formada me pediu opinião no seguinte caso:
paciente de 10 a, M, respirador bucal
Em tratamento fonoaudiológico há 3 meses em função de hipotonia dos músculos da face e deglutição atípica. Usa aparelho ortodôntico.
Foi observada uma hipertrofia de amígdala, predominantemente à direita, até aproximadamente a linha mediana. A mãe refere já ter passado em consulta com um ORL, não considerando significante esta hipertrofia como impeditiva de respiração nasal (sic). Não há sinais de processo inflamatória local, sendo que a mão informou ter notado este fato há muito tempo. Gostaria de saber qual o limite de uma amidala para que não prejudique a respiração nasal, e qual seria a melhor conduta neste caso.
 
Obrigado pela atenção,
 
Fernando

Responder a