Bem pessoal resolvi entrar na discussão. Sou programador java e metido a
Analista.

Primeiramente antes de modelarmos algo seria ideal estudarmos o processo que
envolve o controle de estoque. Com isso, poderíamos desenvolvermos em
módulos, e  ofertar um sistema de acordo com a necessidade do cliente.

O tópico em questão é sobre Controle de Estoque. Mas vi diversas
manifestações que, creio, fogem um pouco a controle de Estoque, que seriam
como vender, a quem vender, como comprar, de quem comprar.

Processo de Controle de Estoque:

Basicamente, compreende-se em 3 etapas:

entrada, logística de armazenagem e saída.

Podemos chamar um sistema voltado para Almoxarifado.

Entrada - Para entrada devemos responder as seguintes perguntas:

- toda entrada de mercadoria deve ter um documento de entrada?
- toda entrada de mercadoria deve ter um pedido previamente cadastrado?
- deve haver conferência entre o documento de entrada e o pedido?
- essa conferência é feita via sistema ou pelo operador?
- todo produto de entrada deve ter código de barras?
- Senão, devemos criar o código de barras, isto é, existe necessidade de
adotarmos código de barras?
- toda entrada é uma compra?
- produtos tem número de série?
- Como será tratado a entrada de produtos proveniente de devoluções, entregas
não efetuadas, cortesias, etc?

Logística de armazenagem:

- vamos identificar o local de armazenamento do produto?
- produtos similares com pequenas alterações iremos criar grade de produtos?
Exemplo: sapatos tamanho 34,36,38,40.
- produtos tem prazo de validade?
- produtos são em unidade, volume (kg, lt, cm, m), produtos a granel?

Saída:
- todo produto que tiver saída tem um documento para tal?
- toda saída tem nota fiscal?
- se a saída é feita por uma transportadora, correio ou motoboy é criado um
romaneio?
- é possível a saída de produtos que não sejam vendas (feiras,
demonstração, vendas em consignação)? Como tratar isso? Existirá documento
de saída?
- como serão tratadas as quebras? Existe documento para tal?
- produtos para mostruário são dados saídas do Almoxarifado ou é
identificado em local de armazenamento na logística?

Tem muito mais perguntas que isso, no entanto é um bom começo.

Lembrando. Toda transferência de mercadorias entre matriz x filial, filial x
filial, depósito x ambos, desde que em endereços distintos (obviamente terão
razões sociais distintas) deve ser emitido NF de transferência (Isso é Lei).
Dentro da mesma empresa é um caso de logística e que devemos tratar, pois
sempre devemos saber onde está a mercadoria (é o ideal).

Outras perguntas?
- Quem cadastra o produto, setor de compras ou almoxarifado?
- Quem cadastra o fornecedor, setor de compras ou almoxarifado?
- Quem cadastra o cliente, o setor de Vendas ou Crédito ou almoxarido?(EHEHEH)

Outras discussões que devemos abordar é que informações o Financeiro,
Compras, Vendas, Contabilidade e outros setores necessitam do Controle de
Estoque (preferia chamar de Almoxarifado).

Espero ter contribuído.

Alecindro