Resolvi o problema com o case, mas o problema agora é que a doctrine vai lá
no final e faz um group by maluco por um campo que não está no select... é o
mesmo problema que eu tinha com o order by antes... ele não incluia no
select e por isso não podia ordernar por, agora, ele não inclui o campo e
não está podendo dar group by..

Bom, deixa para lá... acho que vou ter que meter a mão na doctrine e
corrigir diretamente nela (o que eu não queria fazer de jeito nenhum).

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phack...@gmail.com
(61) 9975-0883