2009/12/14 Leandro Müller <leandroli...@muriki.com.br>:
> Bancos totalmente idênticos.
> Consultas simples de select com limit 20 ao final, pois as bases são
> enormes.
> As consultas não estão demorando para serem realizadas, o jdbc parece estar
> trazendo um caminhão do servidor pois pesa a rede.
> As mesmas consultas realizadas pelo pgadmin executam tranquilamente.
>
> Ao meu ver o hibernate esta passeando entre os registros conectado ao banco,
> mesmo fechando a sessão, como se fosse um ODBC da vida.
>
> Bom nem sei mais o que pensar.
>
> Existe outro jdbc fora o que a post disponibiliza?

> [...]

Ao menos que você tenha um motivo muito forte para utilizar o driver
JDBC Type 4, eu recomendaria fazer alguns testes com o driver Type 3.
Sempre que precisei utilizar aplicações Java com acesso ao PostgreSQL
utilizei este tipo de driver, e nunca tive problemas. Além disso, com
o Type 3 os dados trafegam na rede no procolo da rede, e não no
protocolo do banco de dados como no Type 4 [1] [2].

Não sou engenheiro nem cientista da computação e nunca parei para
questionar isto a fundo, mas já que a especificação do Type 3 depende
do SGBD (ou o serviço do banco de dados), pode ser que a carga na rede
seja reduzida uma vez que os dados são convertidos para trafegar no
dito *protocolo de rede*.

E se você ler na página PostgreSQL JDBC Driver [3], verá que há um
trecho que diz que o tipo 3 está praticamente completo e funcional,
mas não fala nada sobre os outros tipos (1, 2 e 4):  "The driver
provides are reasonably complete implementation of the JDBC 3
specification in addition to some PostgreSQL specific extensions". Já
considero um bom motivo para tentar o Type 3 no lugar do 4 ;)

[1] http://java.sun.com/products/jdbc/driverdesc.html
[2] http://www.jdbc-tutorial.com/jdbc-driver-types.htm
[3] http://jdbc.postgresql.org/#features

--