Em 26-05-2011 11:15, Leandro DUTRA escreveu:
> Chaves podem
> ser declaradas sem índice, a criação automática de um índice para cada
> chave é uma particularidade do SQL

Eu diria dos SGBDs; o padrão SQL *não* define índices (na verdade, nada que
seja relativo ao modelo físico).

> Isso me fez pensar numa pergunta aos universitários: ¿há alguma idéia
> ou projeto de implementação de chaves artificiais restritas ao modelo
> físico, quer no Postgres, nalgum outro sistema SQL, ou mesmo nalgum
> projeto de implementação de D em geral ou Tutorial D em particular?

O PostgreSQL vai em direção contrária a isso. Digo, OID vai ser removido do
Postgres no futuro (o seu uso já está desabilitado desde a versão 8.1). Se me
recordo, o SQL99(?) chegou a mencionar OIDs mas isso já faz muito tempo; as
versões atuais não contém tal referência (acho que para (i) não fazerem mal
uso da linguagem ou (ii) porque o SQL não define nada relativo ao modelo
físico).

--
   Euler Taveira de Oliveira - Timbira       http://www.timbira.com.br/
   PostgreSQL: Consultoria, Desenvolvimento, Suporte 24x7 e Treinamento