2011/5/26 Euler Taveira de Oliveira <eu...@timbira.com>:

> Eu diria dos SGBDs; o padrão SQL *não* define índices (na verdade, nada que
> seja relativo ao modelo físico).

Obrigado pela correção!

> O PostgreSQL vai em direção contrária a isso. Digo, OID vai ser removido do
> Postgres no futuro (o seu uso já está desabilitado desde a versão 8.1). Se me
> recordo, o SQL99(?) chegou a mencionar OIDs mas isso já faz muito tempo; as
> versões atuais não contém tal referência (acho que para (i) não fazerem mal
> uso da linguagem ou (ii) porque o SQL não define nada relativo ao modelo
> físico).

Mas chaves artificiais ocultas não são OIDs.  Os OIDs transparecem
para o modelo lógico.  As chaves artificiais originais eram apenas
para o modelo físico, para evitar o inchaço da base exportando chaves
compostas grandes para relações enormes.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org