Em 5 de março de 2012 20:48, Cesar Moraes <cesar.cs...@gmail.com> escreveu:

> Estou com problema de espaço em um dos servidores e percebi que o
> diretório /var/lib/pgsql/data/base esta ocupando muito espaço para o
> tamanho da base.

Cada diretório dentro do $PGDATA/base (no seu caso
PGDATA=/var/lib/pgsql/data) é referente a uma base de dados do seu cluster.

Verifique o tamanho de cada um deles pelo sistema operacional:

$ cd /var/lib/pgsql/data
$ du -hs

Para saber qual base de dados é o diretório basta rodar:

$ psql -U postgres -c "SELECT datname FROM pg_database WHERE oid = 99999"

Onde "99999" é o identificador (OID) da base de dados o qual tem o mesmo
nome do diretório dentro de $PGDATA.

Não sei se pode ser o seu caso, mas já vi instâncias do PostgreSQL ocupando
espaço demasiado e havia um OID perdido dentro de PGDATA... não sei se por
um "DROP DATABASE" interrompido antes do fim...

Rodei o vacuumdb e diminuiu muito pouco.

Vc usou com a opção -f (FULL) ??

Alguem pode me dizer como posso reduzir esse espaço utilizado.

Faça as verificações que recomendei.

Vi em um forum que aumentando o parâmetro Work_mem talvez resolva.

Infelizmente essa informação está equivocada... o parâmetro "work_mem" nada
tem a ver com espaço em disco ocupado por qualquer objeto do seu banco de
dados, veja documentação [1].

[1]
http://www.postgresql.org/docs/9.1/static/runtime-config-resource.html#GUC-WORK-MEM

--