> Putz cara.
> Acho melhor você aprender o básico, como instalar software no Linux,
> como compilar, etc.

+1. Vai fundo nisso!

Souto,

Sem querer confundir sua cabeça você pode tentar o seguinte:

Faz o download do fonte aqui: http://www.postgresql.org/ftp/source/v8.4.13/

Depois vc descompacta.
$ tar -xjvf postgresql-8.4.13.tar.bz2
Dentro do pacote tem um arquivo chamado configure, vc executa ele.
$ cd postgresql-8.4.13
$ ./configure
Depois você entra no diretório src/bin/pg_dump do pacote e dá o comando make.
$ cd src/bin/pg_dump
$ make
Depois disso você vai ter o pg_dump, pg_dumpall e pg_restore prontos
para executar. Você pode copiar os arquivos para uma pasta específica
e executá-los de lá para gerar o dump.

Mas cara... isso já é um pouco avançado, se você não entendeu o que os
comandos acima fazem, vai com calma e faz as coisas em um servidor de
teste.

Obs.: Dá próxima vez que me chamar de "Senhor" eu ignoro os e-mails.
;-) hehehehehehe Por favor, sem formalidades.

--
Marcone Peres - DBA
http://www.linkedin.com/in/marconeperes