Ola Douglas tudo bom.

O FireDac e o antigo UniDac, eu fiz um teste com ele com uma aplicação
simples somente consulta em maquina virtual, e não sei se foi por falta de
configuração ou algo do tipo que nao funcionou, tive que instalar o FireDac
na Vm. Agora em relação a aplicação android, não tenho bagagem pra te dizer
se ele realmente funcionaria. Ate onde eu sei ele tambem aceita o ODBC, que
a maioria dos sistemas operacionais tem suporte, inclusive o linux.

Não sou um "guru" da programação o que posso fazer e te passar um link que
pode te ajudar.
http://docs.embarcadero.com/products/rad_studio/firedac/frames.html?frmname=topic&frmfile=TopicRoot.html

o que posso dizer e que ele e bem rapido, mas mesmo assim fico com o zeus.

[]'s