> Ao menos no trecho que supracitaste não tive essa impressão.  Tentando
> esclarecer, traduzo:
>
> 'Também suporta cifragem transparente de dados usando a interface de
> padrão aberto do PostgreSQL.  Isso automaticamente cifra dados na base
> de dados, de modo que desenvolvedores de aplicação podem armazenar
> dados cifrados sem qualquer trabalho extra no processo de
> desenvolvimento.'
>
> Cheio de jargões e redundante, mas não me pareceu que se arrogaram ter
> feito nada a mais.  Posso ter deixado passar algo.

Foi isso mesmo que eu entendi. Mas o PostgreSQL "padrão" não criptografa os
dados de maneira transparente e automática.

Apenas a comunicação cliente-servidor pode ser criptografada, mas os dados
não. Lendo o texto interpretei como se esse appliance já faz isso de
maneira transparente, o que não  deixa de ser interessante. Interpretei
errado ?