Le 27 février 2015 17:13:42 GMT-03:00, "Flávio Silveira" <[email protected]> a 
écrit :
>
> Certo, é que eu resolvi dar muita atenção ao modelo relacional e 
> comprrende-lo bem, antes de me aventurar
> pelo mundo SQL em si.

Entendo, mas é o contrário.  O modelo relacional nada tem a ver com diagramas.  
Embora o SQL também não seja relacional, é muito mais próximo do modelo 
relacional que qualquer diagrama.


> Tenho certeza que seria, mas eu preciso praticar e futuramente isso 
> será integrado num ERP
> que estou desenvolvendo para a empresa.

Exatamente, seria melhor você começar com um ERP já pronto, e aprender a 
adaptá-lo.  Veja os ERPs que funcionam com PostgreSQL.  Aliás, lembrei doutro: 
o Adempière.


> É por causa desse ERP que 
> comecei a estudar Banco de Dados e
> também a razão pela qual comecei uma faculdade de Análise e 
> Desenvolvimento de Sistemas.

Cuidado, essas faculdades são 90% caça níqueis, e costumam ensinar dados muito 
erradamente.  Até hoje, só vi no Brasil algumas poucas universidades públicas 
onde um ou outro professor ensina isso corretamente.

Não que faculdade seja dispensável neste país, mas quanto a dados você aprende 
mais com os livros do Date.


>  Como sou novato e para não complicar muito a validação dos cadastros 
> eu pensei em usar IDs para garantir unicidade, futuramente pretendo 
>trocar ID por CNPJ, CPF e código do Banco respectivamente assim que eu 
>for evoluindo. Parece sensato, concorda?

Só parece.  Primeiro, que você não deve criar algo sabendo que já terá de 
mudar; melhor entender primeiro as razões das coisas.  Invista no livro do 
Date, gaste algumas semanas nisso, daí continue.  Queimar etapas não vai te 
ajudar.

Segundo, ID nunca garante unicidade.  O que garante unicidade são chaves 
naturais.  CPF, CNPJ e código do banco (aquele que é 1 para o BB, por exemplo) 
costumam ser chaves naturais razoáveis, em muitos casos.

Pense: se você tiver apenas IDs, o que te impede de inserir a mesma informação 
várias vezes, cada vez gerando uma nova tupla com um novo ID?


>   Exatamente, pode ser excesso de zelo meu, mas estou me dedicando 
>bastante a modelagem relacional para ter coisas com qualidade, mesmo
>que 
>simples. Comecei lendo o livro Projeto Banco de Dados do Carlos Alberto
>Heuser, depois comprei o Modelagem Lógica de Dados do Eduardo Bernardes
>de Castro e para tentar intensificar um pouco meu conhecimento além da 
>leitura, comprei o curso Modelagem Relacional do Eduardo Morelli e 
>oferecido pela DevMedia.

Não conheço livro bom de dados de autores brasileiros.  Geralmente, até livros 
de professores da USP estão cheios de meias verdades que geram muita confusão.  
Guarde esses livros numa caixa, e os substitua pelo Date.  Sério.

Só para dar um exemplo, vários empregos atrás me louvaram muito um professor da 
USP que seria muito rigoroso e tinha um livro muito bom.  Peguei a última 
edição e havia um erro óbvio.  Aí conheci o tal professor e descobri o que 
aconteceu: o filho dele virou consultor Oracle.  Aí ele deixou o rigor de lado.


> Basicamente todos são claros nesse ponto de definir bem as entidades 
> e colocar atributos que só dependem da entidade, caso contrário tem de 
> ir para o relacionamento entre as entidades.

Relacionamento não é um conceito relacional.  Se os livros não explicam isso, 
só servem para peso de porta.



-- 
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:[email protected]
+55 (61) 9302 2691        ICQ/AIM: aim:GoIM?screenname=61287803
BRAZIL GMT−3  MSN: msnim:[email protected]
_______________________________________________
pgbr-geral mailing list
[email protected]
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral

Responder a