On 23-02-2016 22:03, Fernanda Forbici wrote:
> Qual ferramenta, gratuita, vocês recomendam para replicação bidirecional?

Atualmente, bdr [1] ou bucardo [2].

> Pelo que li o slony não é aconselhavel para replicação bidirecional.

Se for replicar bancos de dados distintos, é possível usar o Slony
(seria uma replicação cruzada -- cada nó contém o mestre de um e o
escravo do outro). Contudo, se for o mesmo conjunto de tabelas, não
(neste caso você quer um replicação com múltiplos mestres).

> Vi também a ferramenta pg_replicator, mas ao que parece foi descontinuada??

Não conheço.

> Alguém tem material, com os passos para configurar a replicação
> bidirecional??

Replicação bidirecional ainda não é suportada pelo PostgreSQL. No
entanto, há um projeto chamado bdr [1] que está sendo integrado aos
poucos ao PostgreSQL. Ele possui a mesma licença de uso do PostgreSQL.
Funciona com versões a partir da 9.4 (mas eu aconselho utilizar com a
versão 9.5 -- senão você precisará de uma versão modificado da 9.4 para
que tudo funcione). Não utiliza gatilhos e sim o log de transação para
replicar os dados. Replica (quase todas) DDL. Não é suportado no Windows.

O Bucardo é um replicador assíncrono que pode ter múltiplos mestres.
Utiliza gatilhos para armazenar as mudanças. Não replica DDL. Não
funciona no Windows.

[1] http://2ndquadrant.com/en-us/resources/bdr/
[2] https://bucardo.org/

--
   Euler Taveira                   Timbira - http://www.timbira.com.br/
   PostgreSQL: Consultoria, Desenvolvimento, Suporte 24x7 e Treinamento