Acho que ele quer saber se o backup sofre algum tipo de bloqueio enquanto realiza o backup. Por default o dump é não bloqueante, vai usar recursos da maquinas mas pelo que sei não vai bloquear tabelas ou o banco para tal procedimento.

Sim, isso que quero saber se tem algum jeito de não bloquear tabelas, estou usando o pg_dump e ao fazer o backup o banco fica bloqueado para fazer inserções, consigo ver isso pelo server status do pgAdmin. Alguém sabe se é possível através de alguma técnica ou configuração se é possível não bloquear?