Em 28 de março de 2016 16:10, Franklin Anderson de Oliveira Souza <
frankli...@gmail.com> escreveu:

> Como eu disse o pg_dump não bloquei as tabelas, segue abaixo o primeiro
> paragrafo da documentação:
>
> "...pg_dump is a utility for backing up a PostgreSQL database. It makes
> consistent backups even if the database is being used concurrently. *pg_dump
> does
> not block other users accessing the database (readers or writers)*..."

Boa tarde.
Realmente, não bloqueia *intencionalmente* os usuários, porém o pg_dump,
conforme a própria documentação informa, utiliza SELECTS, e estes, para que
o ACID seja mantido, podem promover diversos tipos de bloqueios nas tabelas
que estão sendo processadas.
Na prática, existe a possibilidade de uma tabela ficar indisponível
enquanto está sofrendo o dump, e por isso o colega não está errado ao
informar que usuários ficam com operações bloqueadas.

Não existe uma forma de evitar isso com o pg_dump, ou ao menos não conheço.
O que existem são outras soluções de backup que podem amenizar estes
problemas, como replicação, por exemplo. Aí vai da sua real necessidade e
possibilidades.

[]'s