Em 30 de agosto de 2016 11:16, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro <
l...@dutras.org> escreveu:

> para
> que
>
> Mas para quê?  Está com cara de fechamento precoce cognitivo: dize-nos
> o que queres fazer, mas pode não ser o melhor para o problema que
> queres resolver.

É para uma ideia na faculdade. E nesta ideia vou precisar saber quais
máquina possuem melhor desempenho (e quão melhor ele é) para escolher a
máquina para o usuário.

> Alguns.  Veja os TPCs e o pg_bench.

Já usei o pg_bench e tive alguns resultados legais, mas não tudo que
queria. Vou ler mais a fundo sobre ele pra ver o que mais posso fazer.

> medida
>
> Não entendi.  O que te impede de rodar os mesmo testes vez após cada
> reconfiguração?

Nada. A ideia é essa mesma: rodar os mesmos testes em cada configuração.
Mas gostaria de saber se com determinado tipo de consulta (por exemplo: com
determinado esquema, fazendo x join's retornando a partir de y registros),
uma máquina com mais memória teria performance significativamente melhor
que a outra. Isso mais com objetivo de economizar meu tempo, já que se eu
fizer consultas longas (de horas) em todas as máquinas para depois
descobrir que essas consultas não serviram pra nada, o tempo desperdiçado
teria sido grande (apesar de chegar a conclusão de que memória não
influencia nelas).