> É para uma ideia na faculdade. E nesta ideia vou precisar saber quais
> máquina possuem melhor desempenho (e quão melhor ele é) para escolher a
> máquina para o usuário.

Os usuários são diferentes em diversos aspectos de uso que exigem
partes diferentes de equipamentos complexos; e diferentes máquinas
terão vantagens e desvantagens diferentes para cada padrão de uso de
cada usuário.  O ideal seria ver que perfis de usuários tens e testar
para esses perfis, com seus respectivos aplicativos e dados.  Testes
sintéticos de desempenho são apenas aproximações grosseiras.

> Já usei o pg_bench e tive alguns resultados legais, mas não tudo que queria.

O que faltou?

> [...]
> gostaria de saber se com determinado tipo de consulta (por exemplo: com
> determinado esquema, fazendo x join's retornando a partir de y registros),
> uma máquina com mais memória teria performance significativamente melhor que
> a outra. Isso mais com objetivo de economizar meu tempo, já que se eu fizer
> consultas longas (de horas) em todas as máquinas para depois descobrir que
> essas consultas não serviram pra nada, o tempo desperdiçado teria sido
> grande (apesar de chegar a conclusão de que memória não influencia nelas).

Geralmente, cada teste sintético tem resultados publicados que podem
ser úteis para teres essa idéia.  Fuce por exemplo os TPCs; não sei se
o pg_bench tem também, mas imagino que tenha.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org