Bom dia pessoal

Tenho o postgres 9.5 instalado no Ubuntu 16.04.

Tenho trabalhado há quase um mês em um banco de dados no notebook. Ontem
trabalhei normalmente.

Hoje acordei cedo para continuar o trabalho e para meu desespero o banco
não conectou.Não entrou pelo PGAdmin nem pelo psql

Server doesn't listen
The server doesn't accept connections: the connection library reports
could not connect to server: Conexão recusada Is the server running on host
"127.0.0.1" and accepting TCP/IP connections on port 5432?

~$ psql database
WARNING: password file "/home/antonio/.pgpass" has group or world access;
permissions should be u=rw (0600) or less
psql: could not connect to server: Arquivo ou diretório não encontrado
    Is the server running locally and accepting
    connections on Unix domain socket "/var/run/postgresql/.s.PGSQL.5432"?

Tentei entrar com meu nome e como postgres e nada.

Estranhei o aviso do .pgpass, nunca o tinha visto e não alterei nada. De
qualquer forma coloquei o aquivo como
-rw-------  1 antonio antonio      137 Set 30 18:50 .pgpass

e o aviso não aparece mais

Também verifiquei postgresql.conf e o pg_hba.conf. Estavam com a
configuração original (não vi se houve alguma atualização ontem) e mudei
para:

/etc/postgresql/9.5/main/postgresql.conf

# - Connection Settings -
listen_addresses = '*'
port = 5432

/etc/postgresql/9.5/main/pg_hba.conf

# Database administrative login by Unix domain socket
local   all             postgres                                md5
# TYPE  DATABASE        USER            ADDRESS                 METHOD
# "local" is for Unix domain socket connections only
local   all             all                                     md5
# IPv4 local connections:
host    all             all             127.0.0.1/32            md5

Reinicei o postgres /etc/init.d/postgresql restart e o computador.

Alguém passou por isso recentemente e pode me dar alguma orientação?

Muito obrigado!

Abraços

Antônio Olinto