Olá,

Continuei a ler sobre o tema e usei o comando pg_lsclusters

$ pg_lsclusters
Ver Cluster Port Status Owner    Data directory               Log file
9.5 main    5432 down   postgres /var/lib/postgresql/9.5/main
/var/log/postgresql/postgresql-9.5-main.log

Talvez ajude em um diagnóstico, mas continuo sem poder usar o banco.

Sds

Antônio