Quando ao número de conexões eu havia verificado e não está nem perto do
limite que coloquei... esse não é o problema a princípio.
Fiz mais uns testes e vi que minha conexão fica "presa" até que eu encerre
ela no SO (ou restart no bouncer), depois libera nova conexão normalmente.
Estou com pool_mode = session... vou mudar para "statement", Flávio.

Obrigado por enquanto.