> Bom dia pessoal !
>
> É possível criar no PG 9.6 um campo calculado ?
> Exemplo:
>
> select
> t.data_nascimento,
> t.campo_calculado_idade,
> from tabela t
>
> onde:
> t.campo_calculado_idade = date_part('year', age(t.data_nascimento) )
>
> Não quero usar view,  preciso desse campo na tabela.

Sim. A longo prazo, o que você procura é GENERATED COLUMNS, que está
no padrão SQL. Infelizmente não vai entrar nem na v11, mas quem sabe
no futuro. Recomendo dar uma lida na thread de e-mail daqui: [1]

Mas além dos triggers que já disseram aqui, tem um outro truque
abusando da resolução de funções no postgres. É descrito na primeira
resposta da thread principal da feature.

[1] https://commitfest.postgresql.org/17/1443/

Tureba - Arthur Nascimento