O OP poderia nos explicar por que não é possível (ou nas suas palavras, por
que "não quer") usar uma view? Sua simples frase me parece meio agressiva.

Não tem explicação lógica... a única que vejo é que você tem uma aplicação
"imutável" onde o código fonte não está disponível. Nesse caso, você pode
renomear a tabela original, criar a view com o mesmo nome da tabela sobre a
tabela renomeada, acrescentando seu campo calculado, e usar o sistema de
rules para direcionar as operações de modificação para a tabela renomeada,
simples assim.

Me parece um clássico problema XY [1] (em inglês apenas)

[]s
Flavio Gurgel

[1] https://en.wikipedia.org/wiki/XY_problem