A mensagem do xampu cancerígeno já foi divulgada em diversas listas de
discussão.  Abaixo, os comentários de um membro da equipe da
Gessy-Unilever, a respeito do assunto.

----Original Message Follows----
Date: Mon, 8 Mar 1999 19:49:22 -0300
From: "Alvaro M Gonzalez" <[EMAIL PROTECTED]>
Subject: RE: Fwd:Saude - A COISA E SERIA

Aiaiaiaiai, acho que tem um monte de besteirinhas aí:

Primeiro, este material (desengraxante, como queira) é o LESS
(Lauril
Éter
Sulfato de Sódio), e não o LSS.
Segundo, acho que ele entra em TODOS os shampoos produzidos no
Brasil e
em
TODOS os detergentes de louça, etc.
Terceiro, existe nas empresas idôneas um negócio chamado
especificação
de
matéria-prima, que no caso da Gessy, por exemplo vem fechado lá
de
Londres. Lá,
TODAS as matérias-primas que um dia serão empregadas em qualquer
filial
da
Unilever no mundo são testadas a fundo, sendo que existe lá uma
verdadeira
histeria anti-carcinogênica (anti-causadora de câncer, que de
fato é tão
histérica que a gente aqui às vezes até tira sarro), para evitar
sob
todas as
circunstâncias que notas como as que foram divulgadas tenham
algum
fundamento. De fato, a utilização de QUALQUER produto no mundo a
respeito do
qual tenha sido feita uma pesquisa que levante a simples
SUSPEITA, mesmo
que
não confirmada, de ser carcinogênico, é imediatamente suspenso
das
fórmulas de
produtos da Unilever no mundo inteiro (por isso que a gente tira
sarro,
mas na
verdade a Unilever acaba tendo razão, porque uma vez que um
boato sobre
uma
matéria-prima cai na mídia, por mais inverídico que seja,
ninguém quer
se ver
envolvido com esta matéria-prima, tem muito marketing de guerra
dos
fabricantes
envolvido nisso).
Existe sim no LESS um sub-produto que, se existente em certas
porcentagens, é
carcinogênico, mas esta porcentagem tem que ser relativamente
alta para
surtir
este efeito. Não existe, de fato LESS sem este sub-produto, mas
no LESS
utilizado pelas empresas confiáveis, a porcentagem é tão baixa
que
vários
estudos sequer possibilitaram a suspeita de o LESS ter este
efeito
colateral.
Quarto, uma pesquisa indicou então que em 1980 1 em 8000 pessoas
que
usavam
shampoo pegavam câncer e agora são 1 em 3? Certeza absoluta?
Então de
cada 3 de
nós 1 vai morrer de câncer por causa de shampoo? Isso realmente
bastante
grave, mas estou propenso a achar isto um exagero imensurável. E
mais:
que
pesquisas são estas? Que laboratórios fizeram as pesquisas?
Quais são as
fontes
de consulta?
Sei lá, mas estou achando que isso é obra de alguém que ouviu
alguma
besteirinha por aí e saiu escrevendo um chain-letter pra ver se
aparecia
nos
jornais. Vocês não acham que se 1 de cada 3 pessas fossem morrer
de
câncer por
causa de shampoos, essa bola já teria sido levantada faz
décadas?
Cuidado com sensacionalismos...