O orgao de aviacao americano, o U.S. Federal Aviation Administration,
preparou uma belissima home page, infelizmente ja desativada,
descrevendo um de seus mais engenhosos dispositivos.

O apetrecho visava testar a resistencia do vidro do para-brisa de
aeronaves e consistia em uma especie de canhao que disparava um frango
morto em direcao ao vidro do aviao em teste. O disparo eraexato e
reproduzia a velocidade com que a ave atingiria o aviao em voo.

Teoricamente, se o para-brisa resistisse ao teste de impacto da carcaca,
entao certamente aguentaria uma colisao com um passaro num voo real.
Na pratica, o engenho funcionou perfeitamente, com centenas de testes
ja efetuados nos EUA.

Estudiosos portugueses que estavam desenvolvendo uma locomotiva
super-veloz, encontraram essa home page e se interessaram pelo canhao
de frangos, pensando em aplicar a ideia aos para-brisas de seu novo trem
hi-tech em fase final de projeto.

Entraram em contato com a US-FAA, conseguiram  um canhao por emprestimo
procederam aos testes. Logo no primeiro tiro, o frango arrebentou o
vidro frontal do trem, quebrou o painel de  instrumentos, varou a
cadeira do engenheiro, feriu dois tecnicos e voou ate o fundo da
locomotiva, espatifando-se na parede de tras, deixando um profundo
buraco na lataria.

Os lusitanos ficaram completamente perplexos com o surpreendente e
violento resultado. Documentaram a cena em detalhe, produziram fotos
digitais, gravaram depoimentos, elaboraram documentos tecnicos e
mandaram tudo zipado para a US-FAA via e-mail, perguntando o que houve
de errado..
Os tecnicos americanos estudaram cuidadosamente a documentacao recebida
e responderam, num e-mail seco e direto:

        "USEM FRANGO DESCONGELADO".

Ai ela me disse : 'Ou eu ou o modem!!!', Tenho saudades dela.