Juquinha chegou esbaforido e todo sujo, além de atrasado, na primeira aula. A
professora se indignou:
-- Isso é hora? E sujo desse jeito? Isso não tem explicação!
-- Tem sim, professora: tive que levar a vaca lá de casa pro touro cobrir.
-- Mas o seu pai não pode fazer isso?
-- Poder, pode, mas acho que a vaca prefere o touro.

O menininho vê um casal de cachorros transando, no meio da rua, e pergunta:
-- O que eles estão fazendo, titia?
A tia prefere uma explicação provisória:
-- É o seguinte, Juquinha: como o cachorrinho de trás está com a patinha machucada, o
cachorrinho da frente deixou ele se apoiar nas costas para andar.
E juquinha, indignado:
-- É sempre assim. Você ajuda os outros e ainda te enrabam!

Juquinha passeia pela Europa com o pai e a mãe e, quando visitam um campo de nudismo,
 pergunta por que há homens bem dotados e outros nem tanto.
-- Os bem dotados são cultos -- tenta explicar o pai. -- Os outros são ignorantes.
Dá a explicação e sai para pescar.
Ao voltar, à noitinha, ouve do Juquinha:
-- Paiê! A mamãe entrou na barraca com um homem muito culto. Mas, quando saíram, ele
tinha esquecido tudo que sabia!

Juquinha chega em casa e fica sabendo que seu primo Marquinho sofreu um baita
acidente, perdendo as duas orelhas. Pouco antes de sair com sua mãe para uma visita,
ouve a recomendação:
-- Meu filho, evite fazer comentários sobre as orelhas ou qualquer outro tipo de
problema físico, OK?
Tão logo entra no quarto, Juquinha surpreende a todos ao elogiar os "lindos olhos" do
primo. Passado um tempo, volta a falar dos olhos do menino, admirado de como são
bonitos. Logo depois, pede licença aos presentes para fazer uma prece em proteção aos
olhos do primo. Espantada, a mãe de Marquinho pergunta ao sobrinho a razão de tamanha
preocupação com os olhos do filho:
-- Sabe o que é tia -- diz Juquinha -- Quero que Deus proteja muito os olhos do
Marquinho, porque se um dia ele precisar usar óculos...

MailBR - O e-mail do Brasil!
Use você também! http://www.mailbr.com.br