Sangue sobre Patópolis - Parte XX
---------------------------------

NO ESPETO

- NÓS VAMOS MORRER!  AAAA-AAAAHHH!!!!

Quando o elevador despencou no poço, um truque de Begônia Beagle fez com que
reaparecêssemos, sãos e salvos, no lado de fora da Caixa-Forte.  Olhamos em
volta.  A situação não era das melhores: estávamos cercados por uns
quinhentos Metralhas.

- Então são vocês os humanos! - surpreendeu-se o Vovô Metralha.

A multidão de criminosos partiu para cima de nós.  Begônia fez outro truque e
nossas armas não funcionavam mais.  Não tínhamos defesa.  Mas os Metralhas nos
queriam vivos.

Sob os gritos de guerra da multidão, fomos amarrados numa estaca e juntaram
lenha para a fogueira.  Uma execução outrora dedicada às bruxas, quem diria...
Esther estava mais desesperada do que eu. Mas era ela que tinha a saída nas
mãos.

*****

Como que por milagre, Superpato se espatifou no fundo do cofre principal,
onde já não havia uma moeda sequer, mas não saiu gravemente ferido.  O
super-herói se recompôs rapidamente, acendeu sua lanterna e examinou as
paredes mofadas que o cercavam.  Um absurdo: para onde os Metralhas teriam
levado a grana?

Então Superpato encontrou debaixo de seus pés uma espécie de porta. Ele
apontou a lanterna para o chão: uma placa enferrujada dizia "1931".  Não
restavam dúvidas.  Era aquela a entrada do misterioso porão da Caixa-Forte,
fora de uso há décadas, que Patinhas freqüentemente mencionava em suas
histórias.

Destemido, Superpato abriu a porta e desceu uma longa escada.  Uma ampla
câmara escavada na rocha, semidestruída com a explosão que arrancou a
Caixa-Forte do solo, era o ponto de convergência de quatro túneis.  Coisa dos
Metralhas, claro.  Mas não havia pistas. Superpato escolheu um túnel e
seguiu em frente.

*****

Enquanto isso, o ambiente na Delegacia Central de Patópolis era de desolação.

- Mickey, nunca passamos por uma crise tão grave.  A polícia estava
completamente impotente diante do roubo da Caixa-Forte, mas os jornais nos
achincalham diariamente como se nós fôssemos os ladrões.  - Coronel Cintra
abre a edição vespertina de A Patada - Patópolis atravessa uma onda de crimes
desde a insurreição dos Metralhas.  E quando tínhamos os dois humanos nas
mãos, eles fogem inexplicavelmente.

- Isto sem falar do seqüestro do prefeito Omar Leitão.  Até agora só
encontramos pistas falsas...  Acho que eu vou deixar a polícia.

- Como?

- Sabe como é, Coronel, eu cansei de fazer jogo duplo.  Agora que o Patinhas
morreu, já não tenho mais motivos para acobertar a oposição e fazer bonito
diante da opinião pública.  É impossível agradar a todos ao mesmo tempo...

- Isto é inaceitável, Mickey.  Todo mundo aqui era... hã... "neutro" diante da
arrogância da Família Pato, mas você não vê um policial com crises de
consciência.  Pelo contrário, este é o momento em que nossos homens devem
resgatar o brio da polícia de Patópolis...

- Com todo o respeito, isto pode fazer sentido para você, pois sua vida está
nesta delegacia, nesse uniforme, nesse distintivo.  Esta não é minha
profissão verdadeira.  Eu entrei aqui de gaiato, estou desgastando minha
imagem, já tenho rendas polpudas e não dependo da mixaria que a Polícia paga.

Cintra ouvia atentamente enquanto tomava seu café.  Mickey continuou:

- E sabe há quanto tempo não vejo a Minie, o Pluto, o Pateta, o Horácio e o
resto da turma?  Você não sabe o que é angústia, Coronel.  De repente eu
acordo e vejo a Caixa-Forte flutuando no ar. Depois tenho que fazer teatrinho,
interrogando dois alienígenas presos ilegalmente.  Mais tarde, o prefeito é
seqüestrado e...

De repente, Omar Leitão surge na porta da delegacia:

- Quem você diz que foi seqüestrado, Mickey?

{continua...}

O rio só chega ao mar porque aprendeu a contornar os obstáculos.