A Conta

Luis Fernando Veríssimo

Dois casais de amigos. Acabam de jantar num bom restaurante. Um dos homens
faz sinal para o garçom.

- Companheiro...

Faz o tradicional gesto de escrever no ar com uma caneta fantasma.

- A conta.

- Deixa comigo - diz o outro homem, levando a mão ao bolso de trás para
pegar a carteira. O outro o detém.

- Pare. Não se mexa. A conta é minha.

- De maneira nenhuma.

- Sim, senhor. Faço questão.

- Que esperança. Pago eu.

- Pago eu e está acabado.

Quando chega o garçom o outro dá um pulo e pega a conta da sua mão.

- Epa, dá aqui.

- Não dou. Eu é que pago.

- Não banque o idiota. Me dá essa conta.

- Não dou.

- Quer fazer o favor?

- Não amola.

As mulheres se divertem com a discussão.

Uma delas sugere:

- Quem sabe a gente racha?

- Não. Fui eu que pedi a conta, eu é que pago. Dá aqui.

- Não dou.

- Se você tocar nessa carteira...

O outro:

- Eu ganho mais que você.

- Quem foi que disse?

- Brincadeira, pô.

Os dois ficam sérios, se encarando. Estão de pé. O garçom intervém, só para
cortar o silêncio:

- O serviço não está incluído.

- Você vai me dar essa conta?

- Não me diga que você ficou sentido...

- Não interessa. Me dá essa conta.

- Está bem, está bem. Vamos dividir.

- Não vamos dividir nada. Eu pago.

O outro olha em volta. Todo o restaurante parou para acompanhar a briga.

- Vocês são testemunhas. Eu tentei transigir e...

O outro aproveita e mergulha para pegar a conta. Os dois se engalfinham.
Caem por cima da mesa. As mulheres gritam. O garçom tenta apartar. Vem o
gerente.

- Senhores, por favor!

As pessoas erguem-se de suas mesas e se achatam contra as paredes. Os dois
rolam pelo chão. Quando, finalmente, são separados, o que pegou a conta do
garçom se levanta com a conta ainda na mão, triunfante. Com a outra mão pega
uma cadeira e ameaça os que o cercam.

- Para trás. Para trás.

O outro está bufando.

- Me dá essa conta!

- Vem buscar!

- Cachorro!

- É você.

O gerente dirige-se para o telefone.

- Cretino!

- Cretino é você!

Um garçom tenta pegar o que segura a conta e a cadeira por trás, mas é
repelido com uma cotovelada. O outro salta com os dois pés no seu peito.
Alguém tenta acertar o que pulou com uma mesa, que se espatifa no chão. Uma
garrafa voa pelo ar.

- Segura!

- Eles estão indo para a cozinha!

Os dois entram na cozinha, agarrados. As duas mulheres vão atrás, implorando
para que parem. Eles trocam socos e pontapés.

- Não, o facão não!

Chega a polícia.

Uma semana depois, um visita o outro no hospital, arrastado pela mulher.

- Ele veio pedir desculpa.

- Não precisava.

- Precisava, sim. Onde se viu? Dois amigos de tantos anos... Que papelão.

Os dois começam a rir.

- Foi um papelão mesmo...

- Nós somos uns cavalos.

- Desculpe, viu?

- O que é isso. Eu é que peço desculpa.

- Como é que você está?

- Só dói um pouco aqui, no corte. E você?

- Olha o meu olho...

- Somos uns cavalos.

Entra um homem no quarto e apresenta-se como representante do restaurante.
Questão de uma conta por estragos e danos... Os dois se entreolham e
sorriem.

- Demolimos o lugar...

- Parece que é.

- Dá aqui essa conta que eu pago tudo.

- Por que você? Eu ajudei a demolir.

- A culpa foi minha. Eu pago.

- De maneira nenhuma.

- Faço questão.

- Nem pensar. Pago eu.

- Pago eu e está acabado.

- Não toque nessa carteira!

O estrupo é uma forma de violência contra a gramática!