Sangue sobre Patópolis - Parte XXVI
-----------------------------------

PATOS NO BURACO

O  ferido  Pãoduro  Mac  Mônei  desmaiou no meio do caminho quando era
levado à mansão de Patacôncio, nos arredores de Patópolis.

-  Felizmente o senhor foi resgatado a tempo, Pãoduro - disse o médico
particular  de Patacôncio - Não sei o que seria do senhor com uma bala
alojada na perna por mais horas.

- Ora, deixe pra lá. Eu tenho que voltar imediatamente à África do Sul
e cuidar de meus negócios.

- Ainda não. O senhor precisa de repouso.

Patacôncio surgiu à porta:

- E depois, eu prefiro que você se estabeleça de vez em Patópolis. Sem
os  Metralhas  nem  a família Pato para atrapalhar, a cidade será toda
nossa!

-  Patacôncio,  seu sem-vergonha!!!! Como um ordinário como você tem a
ousadia de dirigir a palavra a...

-  Calminha, Pãoduro... Temos nossas diferenças pessoais, mas você não
está  em condições físicas de ter ataques de nervos. E sei que não foi
desse jeito que Mamãe Mac Mônei lhe ensinou a agradecer os favores dos
outros... Pãoduro grunhiu de desprezo. Patacôncio continuou:

-  Na  condição de pato mais rico de Patópolis, quero ter você, o pato
mais rico do mundo, como meu sócio.

- O quê?

-   Sim...  Sozinho  você  não  poderá  mais  conduzir  os  tentáculos
patopolenses dos seus negócios. Os Metralhas não trabalharão mais para
nós.  Eu  já  tenho  o  governo  no  bolso e submeti Omar Leitão a uma
lavagem cerebral para anistiar os cães caucasianos.

-  Você  ficou  louco,  Patacôncio?  Agora  que  os  Metralhas viraram
"cidadãos honestos" de uma hora para outra, eles vão acabar negociando
o dinheiro da Caixa-Forte com a família Pato.

-  Não se eu puder impedir... Já tenho um míssil nuclear apontado para
a  Caixa-Forte. Quando mandarmos tudo para os ares, a cidade estará em
minhas  mãos.  Você entra com o dinheiro, eu entro com Patópolis. Tudo
que eu quero são dez por cento dos seus lucros.

- Definitivamente, a morte de Patinhas não fez bem à sua cabeça.

-  Compreenda,  Pãoduro.  Quando  você estiver recuperado da perna, as
portas  da minha casa estarão abertas. Você é que escolhe como prefere
sair:  quaquilionário  provinciano  expatriado  ou  senhor supremo dos
destinos  de Patópolis! Se aceitar minha proposta, faço questão de lhe
conceder tudo que você sempre quis na vida...

- Ouro? Diamantes? Petróleo?

-  Mais,  muito mais... Você já está nadando em dinheiro e não vai ser
influenciado  por  uns  trocados  a  mais.  Quero  que  você  tenha  o
privilégio  de  apertar  o botão do míssil e detonar pessoalmente a...
Nesse instante, soou a campainha do telefone vermelho.

- Gavião? Sim. Sim. Como? Excelente. Você é um anjo, Gavião. Até mais.
Patacôncio desligou.

- Que foi?

- Excelentes notícias, Pãoduro. A festa está apenas começando!

*****

Naquele  momento,  Superpato  procurava  a  fortuna  de  Patinhas  nos
subterrâneos  da  ilha. Pé ante pé, o super-herói rastreava as paredes
do túnel em busca de alguma pista. Até que de repente...

- Quaac! Que será aquilo?

Um  grande  veículo se aproximava. Dois faróis ofuscantes apareciam no
fundo do túnel. As paredes tremiam; o barulho era ensurdecedor.

- Pare!!!!! Pare!!!!!

O veículo ignorou a presença de Superpato e seguiu em frente. Sentindo
sua  aceleração,  só restou a Superpato correr e correr. Mas não teria
chances  de  escapar.  Quando estava quase sendo atropelado, Superpato
acionou  as molas de suas botas e saltou para cima da máquina, pistola
de raios em punho:

- Parado aí! Se mexer uma pena eu te... Dora Cintilante?

                                                            {continua...}

Eu acreditava no sistema... até que formataram minha família