Em 19/10/07, Elias Andrade <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
>     Trabalhei alguns anos em provedor de acesso internet, e sei bem que
>  é essencial um esquema de controle de banda descente. Eu recomendaria o
>  WT, da Devel-IT (www.devel-it.com.br)...

PPPOE cuida do caso

> [...]
>  >
>  > - Softwares de controle, autenticação e billing;
>  > - Equipamentos para P2P de longas distâncias (até 40Km max. range);
>  > - Equipamentos POP para as cidades e eventualmente mini POPs para
>  > bairros;
>  > - Torres variadas de pequeno médio e grande porte... de preferência
>  > esquema de know how para desenvolvimento e fabricação própria.
>  >
>  > Como essa é minha primeira postagem ainda não sei se aqui é a lista
>  > adequada mas me pareceu ser. Desde já obrigado pela ajuda de todos.

A resposta para tudo isso é PPPOE, já fui contra a implantação, mas
hoje tenho que admitir que é muito funcional, menos dores de cabeça se
você usar o cliente pppoe num hardware proprio (pode ser o radio do
cliente)

Esta única solução vai trazer pra você uma gama de softwares de
controle, billing e tudo mais, é só utilizar RADIUS.

Pra implementar isso pode ser qualquer coisa, servidor com linux,
*bsd, mikrotik, etc. de preferência os servers próximo aos clientes.

Pra falar sobre os radios eu me sinto sem muita base, nesses P2P,
quanto você acha que vai precisar de banda? espera quantos clientes em
cada ponto? qual será a velocidade media que será comercializada? e é
claro, quanto está disposto a gastar com isso? Pensa em usar um anel
entre as cidades por ex ?
Acho que tem muitas questões em aberto ainda.

--

WTF ? http://www.geekcode.com

Paulo R. S. Araújo