Oi Edimilson,

Qual foi a reação da turma? Quais os pontos observados por você no decorrer da
atividade?

Abraços.
Eliana

edimilsoncharqueadas <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
Oi Eliana

No jornal Zero Hora é publicado diariamente uma página chamada de
Almanaque Gaúcho - Tunel do Tempo com artigos sobre episódios da
história do Rio Grande do Sul ou de Porto Alegre. Recortei vários e
na sala de aula organizei os alunos em grupos. Sendo que cada grupo
recebeu um recorte do jornal.Por onde responderam algumas perguntas
procurando identificar personagens, tempo, espaço, acontecimentos, o
jornalista ...
No segundo momento passaram a pesquisar nos livros que disponiblizei
a eles sobre o conteúdo que estamos trabalhando e passaram então
escrever uma notícia e criar um jornal ficticio.
Esta etapa já realizaram agora vou corrigi-los para depois pensar em
como dar sequência ao trabalho.
Muito obrigado pelas sugestões.
Um abraço!

--- Em psicopedagogia@yahoogrupos.com.br, Eliana Silva Cruz
 escreveu

>   Oi Edimilson,
>
>  Atualmente, acredita-se que com o ensino de história é possível ao
aluno ter uma maior compreensão da sua realidade e de outras (tempo e
espaço) conhecendo-as, respeitando as diferenças, percebendo as
transformações e permanências e por fim se reconhecer como sujeito
histórico ativo no processo de aprendizagem. Logo, o que está
precisando para despertar o interesse dos alunos pela disciplina, é a
utilização de técnicas, podendo até mesmo ser as sugeridas por eles e
aproveitando-se todo o material que é disponibilizado pela escola.
>   De acordo com o conteúdo programático que estiver sendo abordado,
deve ser introduzido nas aulas: filmes de vídeo, transparências,
etc., procurando-se sempre possibilitar a participação da turma.
>   Comentar durante as aulas fatos históricos que estão acontecendo
nos dias atuais e articular com o conteúdo programático que está
sendo abordado, possibilitando assim, que os alunos percebam a
importância de se aprender História como as demais disciplinas.
Contribuindo-se assim para a formação de um aluno crítico, reflexivo
e consciente do seu papel enquanto cidadão;
>   Sempre que possível dar aulas em círculo, com o objetivo de
facilitar a aproximação professor-aluno.
>   Sugiro também a você a criação de jogos de regras, que abordem o
conteúdo programático, porque o lúdico é para crianças, adolescentes
e adultos, uma possibilidade de desenvolver o afetivo, o motor, o
cognitivo, o social, o moral; possibilitar a aprendizagem de
conceitos; auxiliar na busca pela vontade de aprender e o despertar
do afeto pelo aprender.
>   Estou enviando em anexo alguns sites.
>        Abraços.
> Eliana