Em 02/11/07, Marcelo Gonçalves<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Mas, Terceiro, se vc for olhar no site www.top500.org, essa marca de
> 26Gflops coloca esse cluster apenas entre os 60 mais rápidos!! Isso que tem
> dezenas de clusters modernos que não chegam nessa marca. E veja q não há
> grande "esforço" de hardware. Se ao invés de usar processadores de 2 núcleos
> usassem os de 4 núcleos, se fossem 8 placas-mãe ao invés de apenas 4,
> <chutando>talvez a máquina ficasse entre os 20, não sei </chutando>. Mas
> ainda assim o custo seria incomparavelmente baixo em relação ao que deve ter
> custado o japonês q está em primeiro com mais de 300Gflops.

> [...]

Marcelo,

Acho que está havendo um grande mal entendido aqui. Posso estar
enganado, mas não vi nas mensagens de Terceiro a intenção de
desmerecer o trabalho do cara ou a colaboração de ninguém. Com certeza
esse cluster foi um projeto interessante, principalmente pela
mobilidade.

Se formos analisar do ponto de vista técnico, ele usou um conjunto de
técnicas bem conhecidas e inovou na forma de dispor as placas e
dispositivos. Isso é algo inovador? Sim, mas não revolucionário. E
esse foi o tom (de revolucionário)  que foi passado na notícia quando
foi feita a comparação com o Deep Blue.

E foi esse ponto, o do sensacionalismo, que Terceiro estava
comentando. Como a técnica para montar esse tipo de cluster já foi
dominada e difundida há alguns anos, o esforço maior reside na
construção dos softwares que rodarão no cluster e não no cluster em
si. Mas afirmar isso não desmerece o trabalho que o cara teve, nem
tira o caráter inovador do cluster que ele montou.

Quanto à observação sobre a lista, acho que pelo falo de falarmos
sempre de tecnologia, Terceiro tinha a percepção de que uma notícia
dessa, mesmo causando interesse, não chamaria tanta atenção. Confesso
que eu tinha a mesma impressão e que me surpreendi percebendo que
nossa lista é mais heterogênia do que eu pensava. E isso não desmerece
ninguém, nem é uma crítica. É apenas uma constatação.

Quanto às sugestões de Alexandre, acho que as pessoas que se
empolgaram com a notícia do cluster poderiam dar uma olhada mais
afundo no tema e quem sabem mergulhar um pouco nessa área que promete
muito no futuro.

[]'s

Helton