Boa Tarde tripulação!

Sou novato nesta lista mas estou procurando ler o material disponível
para sincronizar a navegação.

Mas quero arriscar a fazer algumas considerações, que embora possam
não ser novidade me parecem pertinentes ao contexto atual que percebo
do software livre na Bahia e no Brasil.

Acredito que o rumo principal que deve ser seguido pelo movimento é
dado pelas "Liberdades" do software, da tecnologia, da economia e da
democracia.

Assim entendo que o problema não é fazer convênio com a multinacional
e sim todas as partes deste processo que ferem as "Liberdades". Senão
vejamos:

-Liberdade de discutir antes de fazer uma vez que se trata de recurso
público e principalmente com a finalidade de "atender" ao público;

-Liberdade de divulgação de todos os detalhes do processo, algo que se
perde em meio a neblina de diversas reações;

-Liberdade da multinacional de ajudar um país em desenvolvimento desde
que respeitadas as "Liberdades", o próprio software livre tem recebido
ajuda de multinacionais que produzem software proprietário mas que
respeitam as Licenças Livres, que por sua vez repeitam as "Liberdades";

-Liberdade do público julgar e escolher entre software livre e
proprietário dentro dos critérios que cada um considere conveniente
tendo amplo acesso a todos os argumentos a favor e contra cada uma das
opções; Aqui cabe comentar que ironizar o software proprietário ou
suas estratégias de venda de diversas formas  , como por exemplo
chamando-o de droga é subestimar o concorrente, o cliente e dar
munição ao inimigo;

Liberdade do Poder Público escolher entre software livre e software
privado desde que respeite todas as "Liberdades" do público a quem
serve, com a obrigação neste caso de considerações de curto, médio e
longo prazos,

Bem, para um marujo novato nestes mares acho que já fiz muita água!

Agradeço a atenção e espero contribuir mais e de diversas formas para
as "Liberdades".

Saudações Náu~ticas,

EduardoLima
Coordenador do Moodle Ufba