Talvez a direção da dúvida seja que as pessoas não compram software e
sim a licença, quando é paga, talvez saber como é o esquema das
distros coorporativas[1], como a Red Hat, esclareça melhor...

Ou então as aplicações que tem a versão enterprise e opensource.

Não vou mentir que as vezes me confundo quando chega a mim esse tipo
de dúvida também, mas ela está certa em perguntar, visto que uma das
liberdades é o "software ser utilizado para qualquer fim", desde q
respeite as outras 3, Nada melhor que esclarecimento oriundo de fontes
confiáveis que nem vcs... =-D

Não estou fazendo apologia a Red Hat, mas por exemplo ao adquirir,
tenho direito a atualizações, suporte "profissional" e blabla... nada
diferente de distros maduras como Debian, porém no esquema do "se
vire" (visão leiga), na paga tu liga e te mandam técnicos n1 que as
vezes não tem conhecimentos básicos de informáticas, podendo demorar
para chegar no n3, e o problema não se auto resolve nesse
"atendimento", na minha opinião pagar e receber isso é mesmo que nada
mesmo q seja 24x7...

O problema das pessoas é suprir a necessidade de culpar alguém quando
há o problema, tipo eu tô pagando culpo sicrano, e não em resolver o
problema, softwares sempre terão bugs e vulnerabilidades,
independentes de ser livre ou não, o modo de como isso impacta na sua
vida ou negócio é que deve ser o fator da escolha, o bacana do modelo
software livre é que vem a filosofia, contribuição, conhecimento e
outras coisas legais de brinde.

Se falei besteira, por favor me corrijam.

[1]
http://www.hardware.com.br/artigos/distros-corporativas-software-livre/

Abs