Eu estive na palestra dele durante o último FISL. Ao meu ver é uma lógica
que utiliza o software livre como mais uma ferramente de manutenção do
sistema que já existe hoje, ou seja promove uma mudança técnica suplantada
pela idéia economicamente convincente de que migrar é bom para as
empresas. O software livre também é um paradigma tecnológico e como tal
tem várias fascetas, que dependem dos grupos políticos que o utilizam,
seja como um meio para fins comerciais ou de transformação social ou,
infelizmente, como fim em si mesmo. Discutir qual a melhor forma de
aumentar o número de máquinas com firefox rodando tem que ser igualmente
equilibrado e complementado pelo aprofundamento de questões sobre os
objetivos finais. Fico chateado quando vejo uma apresentação em algum
fórum e alguém no meio de um slide fala: "ah, só utilizamos software livre
no nosso projeto". Isso deveria ser o primeiro passo para uma argumentação
mais inteligente. As pessoas precisam procurar entender qual o significado
disso, explorando todas as direções.

vinnie