Valeu Fabianne. E obrigado por me lembrar a história do Heroine, tinha anos que não mexia mais com video - desde 2000 na verdade - e por isso só guardava na memória algo relacionado com drogas, oiauheiauwea.

Tecnicamente vou discordar apenas de uma coisa: a seleção da placa de captura não depende da distro, pois pode-se pegar o kernel e compilá-lo torcendo para não gerar nenhum conflito. A distro facilita apenas para usar elementos já pré-compilados, ou pré-configurados (scripts para configuração que já baixam o source, etc). Claro que aí já fugimos do escopo de utilização de um sistema linux que o pessoal que trabalhe apenas com edição está acostumado, mas nada que não dê para aprender. :D

Realmente eu estou bem enferrujado e desatualizado neste nicho.

Obrigado pelos esclarecimentos e links, com certeza ajudou bastante.

Um abc!