Em 22/09/06, Alexandre Oliva<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
On Sep 21, 2006, "Marcelo Akira" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Fico surpreso com a esperteza da Red Hat, ela se adapta ao usuário que
> está acostumado a pagar licença de produto, agora tenta fazê-lo
> acostumar a pagar assinatura de serviço.

Não sei dizer se o termo `esperteza' foi usado com conotação positiva
ou negativa, mas não vejo mal nenhum em uma empresa tentar ganhar
dinheiro através da prestação de serviços de forma que respeite os
princípios morais e éticos do Software Livre.

A Red Hat é esperta pois se adapta ao mercado que é acostumado à
cultura de software proprietário. Seu modelo de negócios é muito
parecido com o modelo de cobrança de licenças de uso de software, não
fazendo nada de revolucionário, ou muito diferente. Do ponto de vista
dos seus acionários isso é bom; porém do ponto de vista da comunidade,
que espera algo novo, isso é retrocesso.

A prática de estabelecer acordos comerciais com a Oracle e outros
donos de bancos de dados proprietários é uma prática comum de
sobrevivência na guerra capitalista,servem como barreiras para a
concorrência.

Mas enfim, se a RH realmente seguir à risca as liberdades dos
softwares que distribui, fora os add-ons e logomarcas, não acho nada
de desonesto. Acho esperto a forma com que separa bem ideologia da
liberdade com a prática capitalista. Isto lembra E. Raymond que em sua
palestra no FISL6, dizia que para vender para corporações não
deveríamos falar de *liberdade*, mas sim de *controle*.

Abraços,
--
Marcelo Akira Inuzuka
http://akira.sistemasabertos.com.br