Ricardo L. A. Banffy escreveu:
> O Kubuntu tem algo sobre X terminals e afins. Com todo o movimento em
> torno dos Ubuntus, vale a pena olhar.

O Ubuntu (com gnome) também serve a terminais, via XDM, mas esta opção é
delicada. Na minha experiência, o Ubuntu apresenta dificuldades para
atuar como servidor, comparadas a outras distros, relativa à instalação,
configuração e manutenção de controle de segmentação de tráfego
(firewall) entre a rede interna (a ser servida via xdmcp e/ou nfs para
os terminais), e a rede externa (conectada à internet).

O controle de segmentação de tráfego via firewall é importante, eu diria
essencial, nesse tipo de rede para que o servidor não fique vulnerável
ao ter que abrir sessões X e/ou exportar sistemas de arquivos para os
terminais.

Se alguém, por exemplo, já teve sucesso em depurar a filtragem de
segmentação do Firestarter, com XDM habilitado, no Ubuntu 6.06 por favor
me avise em pvt (nada dos problemas que encontro vejo discutido em
repositórios indexados pelo google).

O Mandriva, por exemplo, torna mais fácil a instalação de rede
servidor/terminais pois vem com firewall (shorewall) pre-configurado
para segmentação (diferentemente do Ubuntu) e com um pacote de servidor
de terminais mantido e disponível no repositório principal, o DrakTermServ.

O serviço DrakTermServ exporta (diferentemente do LTSP) o mesmo kernel
instalado no servidor, permite terminais magros (terminais em que o X e
aplicações rodam no servidor) ou gordos (X e aplicações rodam na memória
do terminal), e vem com interface gráfica para instalação, configuração
e manutenção de terminais e usuários (cadastrados no servidor).

Alem disso, o pacote DrakTermServ pode ser integrado a um pacote contrib
(terminal-server-localdevices) que permite, como o LTSP, o acesso de
terminais a dispositivos de hardware locais. Mas o LTSP, por servir em
qualquer distro, requer instalação e manutenção de kernel próprio,
independente do kernel do servidor, enquanto o DrakTermServ não.

Ainda, além do Ubuntu e do Kubuntu, a Canonical também distribui o
Edubuntu, uma distro da qual se diz voltada para esse tipo de rede, mas
que não conheço.