Parabéns pela exposição, finalmente começo a concordar com você em alguns pontos. Gostei especialmente, e concordo com isso:

"No caso específico, produtos suficientemente bons podem retirar uma faixa de mercado de produtos q estejam excedendo as necessidades de parte de seus clientes. Foi assim com WNT 3.x e Novell Netware. Foi assim com gnu/linux e Solaris (e um pouco com o próprio WNT e W2k Server). Tem tudo pra ser assim com OOo e MS Office, mas, neste caso em particular, acho q há outros fatores em jogo."

Fusões e incorporações geralmente acontecem entre iguais ou complementares,  ou pelo menos é necessário um certo alinhamento prévio. Ocorre por exemplo entre empresas que buscam fortalecer ou consolidar suas linhas de produtos, sua base tecnológica, entrar em novos mercados, etc. Mas para concretizar o negócio e mesmo obter sucesso é importante que não existam culturas e valores empresariais completamente díspares, alguma afinidade ou complementaridade deve existir.

Veja, é razoável por exemplo a conjectura de uma aquisição da RH pela Oracle, o mesmo não seria tão aceitável entre RH e Microsoft, podendo até mesmo esbarrar em questões legais ligadas a competitividade. Ou você discorda disso?

Sem dúvida o "lado Free/Libre" desempenha um papel motivacional importante para muita gente, assim como também não há dúvida de que uma parcela dos clientes encara a RH como provedora de soluções X em substituição a opções como AIX, SCO, etc. Mas isso não significa que essa mesma parcela não consiga identificar valor nas soluções RH. E certamente não significa que a percebam apenas como "mais uma opção" no mercado. Prova disse é que migraram e se mantêm clientes.

Sob esse enfoque, estritamente, não é determinante o fato das soluções RH serem baseadas em FOSS. O importante é a efetividade dessas soluções e seu valor para os negócios dos clientes da RH. E como são FOSS é ponto para o FOSS, que se posiciona como uma solução vantajosa para a maioria das necessidades das empresas.

Eu acho que suas citações sobre a movimentação de Oracle e RH só reforçam o que eu estou tentando ressaltar, na minha leitura esse anúncio da Oracle é mais um capítulo dessa batalha/competição por mercado entre as companhias.

Agora as consequências disso para o SL, no momento sinceramente eu não consigo prever.

Abraço,

ASF