[Chegando meio tarde, estava ausente quando rolou essa discussão, mas
 acho que esse ponto merece ser revisitado.]

On Oct 19, 2006, binharalista <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Mais um "racista tecnologico" na lista..

Essa falácia se chama Ataque Ad Hominem, ou ataque à pessoa.  É uma
das mais freqüentemente usadas, especialmente depois que o
argumentador exauriu todos os seus argumentos razoáveis.  Embora ela
funcione para audiências desavisadas, quando o interlocutor aponta a
falácia, quem sai perdendo foi quem a utilizou.

> E esta a solução que eu encontro entao.. senão é livre não funciona..
> so vai funcionar se o skype fosse livre...

> Isso é sinceramente ridiculo ..
> Um resposta realmente inutill..

Já essa falácia é chamada de Falácia do Espantalho (Straw Man).  Você
torce o argumento do outro, ou alega que o outro usou um argumento que
nunca usou, de modo que se torne um argumento facilmente refutável.
Aí, o refuta.  Uma audiência desavisada pode ser induzida a acreditar
que o outro realmente argumentou como você disse, e então acreditar
que você destruiu o argumento.  Uma audiência mais cuidadosa, ou um
interlocutor atento, pode perceber a falácia, apontá-la e tornar sua
posição muitíssimo mais fraca, mais do que era antes.

O argumento do Ufa era que o problemas que você mesmo apontava no
Skype poderiam ser consertados por quem quisesse se ele fosse livre.
Como ele não é, você fica à mercê do fornecedor.

> Vou dar uma replica inutil tambem ...
> "Entao lógicamente se o skype na funciona no linux pq é
> fechado. Arranco o linux e instalo
> o Windows" ..

Esta é uma falácia silogística.  Ela não segue qualquer mecanismo
lógico formal para chegar à conclusão.  De fato, como parte de
premissas falsas, poderia chegar a qualquer conclusão, mesmo que
usasse somente mecanismos lógicos sólidos.