Olha... Eu li o artigo do Emir Sader e, ainda que ele não destoe muito do que se escreve no Carta Maior, é repleto de ataques pessoais. O comentário do senador não foi racista e é muito difícil ler racismo quando se usa "raça" se referindo a um partido político e sua militância.

Que, a bem da verdade, adotou muitas das práticas que tanto repudiava em seus adversários.

Liberdade de expressão é uma coisa. Isso é bem diferente. Ser chamado de racista ofende pacas. Ele pode ser tudo isso, inclusive, racista, mas o artigo do Emir Sader passou, generosamente, dos limites da civilidade. O senador apenas optou por fazer valer seus direitos de cidadão e exigir uma compensação.

E o senador também poderia muito bem ter dito "quadrilha" e teria sido igualmente preciso na descrição dos atos a que se referia. E, de quebra, jamais poderia ser acusado de racista.

BTW, os erros de concordância ("o povo estarão nas ruas"), são de matar.

E, por falar em racismo, o pecado não está apenas em usar o termo "raça". As frases "sua (do senador) gente será defintivametente derrotada e colocada no lugar que merece" e "Ele nos fortalece na luta contra sua (do senador) classe" refletem precisamente o mesmo sentimento que o senador externou quando se referiu aos colegas, flagrados em um ato questionável, como uma raça.

Sei como é isso - ocasionalmente eu mesmo escrevo textos bastante inflamados (http://www.dieblinkenlights.com) e, embora nenhum deles tenha a visibilidade do Carta Maior, tenho que tomar muito cuidado para evitar ataques pessoais e o uso da pena e do palanque como instrumento para uma vingança contra alguém que disse algo que me incomodou.

Que bom que o Emir Sader pode recorrer e que um promotor pediu a anulação da sentença. Talvez a pena tenha sido exagerada, talvez seus direitos de se defender tenham sido de fato limitados e talvez o juiz tenha "viajado na maionese" e dado seu veredito no final de um péssimo dia. Saberemos quando mais juízes examinarem o caso.

E, nesse meio tempo, debates acalorados fazem muito mal à saúde.

Yawara Uakti wrote:
a) http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/11/364227.shtml