Enquanto converso sobre a idéia de uma EFF Brasil, estou sendo aborrecido por uma advogada da Dow Righ sobre esse artigo aqui:

http://www.dieblinkenlights.com/artigos/headhuntersdomal/html

Vou anexar abaixo a sequência de mensagens trocadas antes do que, aparentemente, vai ser uma declaração de guerra na segunda-feira, quando ela se reportar a seus superiores.

---===---

Mensagem #1 (vinda pelo formulário de contato do site, dia 12/1/2007)

headhuntersdomal
[EMAIL PROTECTED]
Cristina
Solicito amigalvelmente que vcs retirem este link do seu site. A empresa é idônea e séria, temos diversas reportagens positivas e estamos trabalhando também para resolver esses casos de clientes insastifeitos. Hoje a Dow right não atua mais com PESSOAS FISICAS (não vende mais contratos), a empresa trabalha apenas na administração do passivo.

link: http://www.dieblinkenlights.com/artigos/headhuntersdomal/contato/html

Obrigada pela atenção e aguardo um retorno,
Cristina
Dow Right  - Departamento Jurídico

---===---

Resposta #1 (dia 12/1/2007)

Oi Cristina.

Se você ler o texto atentamente, verá que eu não identifico a Dow Right como sendo a vilã em nenhum momento. A única menção ao nome descreve um contato anterior do jurídico de vocês e que recebeu uma resposta praticamente idêntica a essa que você está recebendo.

Eu posso, no entanto, incluir sua mensagem no corpo do texto, com sua afirmação de que a empresa é idônea e que possui várias reportagens positivas (seria bom ter links para elas) e que está resolvendo problemas com os clientes insatisfeitos, apenas administrando seus passivos.

Como eu próprio nunca fui cliente de vocês, não posso falar muito sobre a qualidade do serviço que vocês prestam ou prestavam.

Tenha um ótimo fim-de-semana, Cristina.

---===---

Mensagem #2 (dia 12/1/2007)

Ola Ricardo,

Verificamos no texto que vc não ffaz menção a empresa Dowright no inicio do texto, porem no fim quando a cita faz analogia ao ligar "indiretamente" a empresa ao texto acima de forma negativa.

O objetivo do seu artigo é expor sua análise a respeito do mercado de headhunter, ok não há problema, a questão é um exemplo ali citado é negativo e o texto é baseado naquele case, quando menciona a DOW RIGHT acaba nos ligando diretamente ao fato e a 2. RAZAO (quando e feita uma busca no GOOGLE automaticamente este link aparece, assim como DOW RIGHT).

Solicitamos entao, que seja retirado o nome da empresa DOW RIGHT do texto ou substituido por "uma empresa de consultoria de rh", porque de acordo com que foi dito no email que vc nos enviou o objetivo nao e denegrir nenhuma empresa e falar do assunto de forma generica, nao nominal.

Sem mais,

Cristina

---===---

Resposta #2 (dia 14/1/2007)

Cristina Sampaio Souza wrote:
> [...]
> do texto, porem no fim quando a cita faz analogia ao ligar
> "indiretamente" a empresa ao texto acima de forma negativa.

Vamos analizar o único parágrafo em que o nome Dow Right é mencionado.

"Pouco antes da quase publicação de uma matéria sobre recolocação profissional na Você S/A, um advogado da Dow Right (uma empresa de recolocação) me procurou, me acusando de estar espalhando e-mails caluniosos - alguém copiou meu artigo e tomou a liberdade de anexar uma lista de empresas que incluia a Dow Right - e me ameaçando de cabível processo. Eu expliquei que nunca mandei qualquer e-mail, mostrei a ele o link original para a matéria e mostrei também que o nome dos empregadores dele não estava mencionado uma única vez (como o leitor pode verificar com seus próprios olhos e o search do browser) no texto acima."

Não consigo ver exatamente onde está a associação negativa. No parágrafo acima estou apenas mencionando o fato ocorrido e a explicação dada pelo advogado da Dow Right, que chegou, à época, a me enviar um fax com uma cópia do e-mail. Foi lendo o e-mail que eu notei que a lista estava anexada e que havia uma nítida divisão entre ambos. Avisei seu colega de que o nome não era mencionado na parte do texto que poderia ser atribuída a mim. Ele reconheceu o engano, pediu desculpas e não ouço mais da empresa desde então.

> [...]
> acaba nos ligando diretamente ao fato e a 2. RAZAO (quando e feita uma
> busca no GOOGLE automaticamente este link aparece, assim como DOW RIGHT).

1) A menção à Dow Right é clara e inequívoca: Ela descreve o contato e o engano de um advogado da empresa. Ela não menciona qualquer cliente ou ex-cliente da Dow Right, sua satisfação ou insatisfação, nem os métodos que ela pode ou não ter empregado. Não sou nem nunca fui cliente da empresa. Se vocês acreditam ter alguma informação diferente disso, agora seria um bom momento dela ser analizada e refutada.

Se não houvesse o contato inicial do advogado, anos atrás, o nome Dow Right nunca teria sido mencionado no artigo.

2) Não acho que eu possa ser responsabilizado pela posição do link numa busca do Google, uma vez que os servidores da Google não estão sob meu controle. O score relativamente alto da página de deve ao número de pessoas que reproduziram parte do texto e/ou linkaram para ele. Interessantemente, ele é um dos textos menos visitados do site, apesar do posicionamento no Google.

> [...]
> acordo com que foi dito no email que vc nos enviou o objetivo nao e
> denegrir nenhuma empresa e falar do assunto de forma generica, nao nominal.

Como o objetivo não é denegrir nenhuma empresa, tanto que o texto não menciona nomes, mas sim alertar o maior número possível de pessoas sobre técnicas agressivas de venda (não necessariamente apenas no segmento de recolocação profissional - eu já observei essas táticas sendo empregadas, por exemplo, na venda de imóveis), eu acredito que o artigo cumpre um papel socialmente relevante

Novamente, a menção ao nome Dow Right inexiste no texto principal. Ela só acontece por conta de um contato da própria Dow Right. Omitir um fato que realmente aconteceu (assim como essa troca de e-mails que está acontecendo agora) e que não está recebendo nenhuma coloração positiva ou negativa além da descrição do fato, me parece excesso de zelo.

Um abraço, Cristina. Tenha um ótimo domingo.