Do link abaixo:
http://www.b2bmagazine.com.br/web/interna.asp?id_canais=4&id_subcanais=19&id_noticia=19052&colunista=1

Não todos mas muitos que não são deveras open nem free, ficam jogando cortinas de fumaça para complicar ainda mais a vida dos clientes pouco informados... Vejam texto (que copiei abaixo) do artigo, que copiei integralmente por ser pequeno.
De Lucca

Vem o texto: Open source de verdade (16 de maio de 2007 às 12h51)
Enquanto os fornecedores brigam sobre o verdadeiro significado, propósito e espírito do open source, os usuários de software de código aberto devem exigir o direiro de modificar e redistribuir o código do software e os produtos resultantes. É o que defende o Gartner [instituto de estudos e pesquisas - www.gartner.com], com base em estudo recente. Numa nota da pesquisa, os analistas Brian Prentice e Marke Driver afirmam que alguns membros da comunidade de software open source estão preocupados com o papel que os fornecedores desempenham na venda e suporte de software.

"Os fornecedores querem cada vez mais ajustar o significado do open source para incluir, por exemplo, o licenciamento por atribuição, que diz que o usuário pode modificar, redistribuir e fazer versões derivadas com base em um software apenas se der crédito ao autor original", diz Prentice. "Mas open source é simplesmente um acordo de licenciamento que permite a modificação e redistribuição irrestritas de código de software".

Segundo o Gartner, o debate atual entre fornecedores de software de código aberto busca reconciliar uma incompatibilidade inerente. "A incompatibilidade não é com a comercialização de software open source, mas sim entre este e os modelos de negócios tradicionais do setor, projetados para atingir o monopólio de produtos ou padrões técnicos", defende Prentice.

O instituto alerta aos usuários de software de código aberto que a incerteza sobre as alegações dos fornecedores pode tornar mais difíceis decisões de arquitetura e sourcing para esse tipo de programas. Para mitigar o problema, os usuários devem exigir uma definição exata do que seja open source ligado à modificação e redistribuição de código e produtos, que são benefícios significativos desse modelo.
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a